terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hydesville - onde tudo começou


Os primórdios do Espiritismo

                  
    O livro ‘Relato sobre os Ruídos Misteriosos ouvidos na casa do Sr. John D. Fox’ recebeu publicação recente, em inglês, na rede mundial de computadores. Trata-se de um livro esquecido desde sua primeira edição em maio de 1848.
        
    O Relato é um livro interessantíssimo do ponto de vista histórico porque oferece dados sobre aquilo que quatrocentas pessoas testemunharam em contato com um espírito batedor, em um período de cinco dias.

    Seu autor imprimiu apenas uma edição, no ano de 1848.  Ebenezer Lewis era repórter e também advogado. Ele morava na cidade de Canandaigua, distante poucos quilômetros do local onde o fenômeno aconteceu. Em dois dias ele tomou conhecimento, e no terceiro dia, deslocou-se para a cidade de Arcadia, para fazer sua reportagem, que acabaria se tornando no mais importante registro do início do Espiritualismo Moderno e do Espiritismo.

foto do interior da casa da família Fox
    Em Arcadia, Ebenezer conversa com moradores que lhe indicam um pequeno bairro, conhecido como vila de Hydesville. Ali, realiza sua primeira entrevista, com a sra. Margaret Fox – a primeira pessoa a estabelecer um inovador e simples método de conversação com espíritos batedores.

    Era a primeira vez que a esposa de John Fox conversava com alguém da imprensa. Convidado a entrar, Ebenezer garantiu-lhe que suas anotações seriam transcritas para papel adequado a se transformar em um documento, que, após revisado pela sra. Margaret, receberia sua assinatura, transformando-se em uma Declaração formal. Outros vizinhos incentivaram a sra. Margaret a responder às perguntas do repórter, e eles mesmos candidataram-se a também testemunhar. O sr. John Fox não se opôs. Todos em Hydesville estavam desejosos que a notícia das conversações com o espírito batedor percorresse o mundo, e trouxesse uma explicação aceitável para os fatos que os atormentavam há quatro dias.
    Ao ser perguntada sobre a proveniência dos Fox, ela respondeu:


    Nós moramos aqui nesta casa desde o dia 11 de dezembro de 1847, quando mudamos para a vila de Hydesville. Anteriormente morávamos na cidade de Rochester.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...