domingo, 3 de janeiro de 2016

Presidente americano foi espiritualista



O movimento espiritualista nasceu pujante nos Estados Unidos, a partir das comunicações por ruídos obtidas pela Sra. Margaret Fox em 1848 e documentadas no livro Report of the Mysterious Noises, tendo inúmeros jornais orientado seus leitores sobre os procedimentos para conversar com espíritos batedores, algo assim como propagou neste início de terceiro milênio o youtube, ao anunciar o uso de outro método que permite obter respostas de espíritos – em muitas ocasiões espíritos perturbadores geradores de mal-estares desagradáveis aos encarnados.

Muitas personalidades importantes da cena norte-americana do século XIX filiam-se ao movimento do Espiritualismo, e a soma dos adeptos chega a 1 milhão na década de 1850.
Uma escritora afirma que o 16º presidente dos EUA foi um assíduo experimentador dos métodos de comunicação espiritual. Nettie Maynard escreveu em 1891, o livro ‘Was Abraham Lincoln a Spiritualist (Seria Abraham Lincoln um espiritualista?), onde narra as experiências mediúnicas realizadas na Casa Branca, sob a iniciativa  do presidente Lincoln. O original em inglês pode ser baixado na rede mundial de computadores. (1)

O livro de Nettie Maynard foi traduzido para o idioma português por Wallace Leal Rodrigues com o título diferenciado de  ‘Sessões Espíritas na Casa Branca’, o que mostra mais uma vez o esforço de espíritas em considerar o profícuo movimento do Espiritualismo norte-americano como pertencendo aos quadros do Espiritismo. O livro em português pode ser adquirido na Editora Candeia (2) e nos livros semi-novos do Mercado Livre (3).

O livro de Nettie enfoca a missão de Abraham Lincoln como 16º Presidente dos Estados Unidos (4), e a dificuldade vivida pelo presidente frente à guerra civil que priorizava a separação dos Estados do sul e do norte, motivada pela escravidão dos negros nas fazendas sulistas.(5)
Nettie, nascida em 1841, residiu em Washington durante os anos da Guerra Civil americana e, em muitas ocasiões realizou sessões espiritualistas com o Presidente Lincoln, sua esposa, amigos e convidados. (6)
As sessões mediúnicas realizadas por Lincoln na Casa Branca almejavam aconselhar-se com Espíritos quanto aos destinos do país que jurara manter unido e em Paz. (4)

(1) https://ia801408.us.archive.org/7/items/wasabraham00mayn/wasabraham00mayn.pdf
(2) http://www.candeia.com/sessoes-espiritas-na-casa-branca/p
(3) http://lista.mercadolivre.com.br/livros/livro-sess%C3%B5es-esp%C3%ADritas-na-casa-branca-de-nettie-maynard
(4) http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/reformador-2003-06.pdf
(5) http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com.br/2013/02/abraham-lincoln-victor-hugo-e.html
(6) http://limiarespirita.com.br/colaboradores/jss/presidente_lincoln.html




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...