A manifestação de espíritos por meio de ruídos ocorreu em vários lugares no mundo antes de 1848, mas somente em Hydesville se dará o despertamento do interesse coletivo para comunicações possíveis com os mortos. Na pequena vila do estado de Nova York, de modo inédito, centenas de pessoas testemunham a existência da vida espiritual.
A
publicação de livros inicia-se no primeiro ano das manifestações, com o
surgimento de um único opúsculo contendo vinte declarações assinadas por pessoas que
fizeram perguntas e obtiveram respostas do espírito batedor de Arcadia – nome da
cidade onde se localiza o vilarejo citado. Os historiadores somente se
interessam em editar seus alfarrábios novamente, a partir do ano de 1850. Um
exemplo é “History of the Communion with Spirits and The Mysterious Noises”, escrito por Eliab
Wilkinson Capron, que noticia o questionamento dirigido aos espíritos nos primeiros
grupos de experimentação:
Surpreendentes são os nomes das personagens comunicantes:
Emmanuel Swedenborg (1688-1772) foi um profundo estudioso da Bíblia. Destacou-se em todas as ciências, especialmente na Teologia, na Mecânica, na Física e na Metalurgia.3
A Vidente de Prevost denominava-se Frederica Hauffe
(1801-1830). O livro ‘A Vidente de Prevorst’ foi escrito pelo
médico alemão Justinus Kerner. Ele
estudou as ocorrências psíquicas manifestadas por sua paciente, em cuja
presença produziam-se ruídos, objetos adquiriam movimento e seu corpo e o de pessoas próximas flutuavam no
ar ou na água.4
Samuel Wesley (1662-1735) foi pastor da igreja anglicana da Inglaterra e também um poeta e escritor muito erudito. Casado com Susanna Wesley, tiveram 19 filhos.
David Perkins Page (1810- 1848) foi um educador e autor do livro-texto escolar mais popular do século XIX – Teoria e Prática do Ensino, escrito em 1847 e que em vinte anos alcançou mais de 100.000 cópias vendidas.12
“Perg. Qual é a missão de vocês no mundo?
Resp. Fazer o bem. Aproxima-se o tempo em que nos comunicaremos em todo o mundo.
P. Qual benefício isso trará para a humanidade?
R. Podemos revelar muitas verdades – e o homem viverá mais
harmoniosamente e melhor preparado para sua futura vida espiritual em planos
elevados.”1
Surpreendentes são os nomes das personagens comunicantes:
“Milhares de perguntas dirigidas aos espíritos
manifestantes foram respondidas pelos espíritos de Emanuel Swedenborg, a
“Vidente de Prevorst”, George Fox, Lorenzo Dow, Galeno, William E. Channing,
Nathaniel P. Rogers, John Wesley, Samuel Wesley, Percy Bysshe Shelley, Prof.
David P. Page, e muitos outros.”2
Visitemos os traços biográficos desses
manifestantes desencarnados.
Emmanuel Swedenborg (1688-1772) foi um profundo estudioso da Bíblia. Destacou-se em todas as ciências, especialmente na Teologia, na Mecânica, na Física e na Metalurgia.3
Em suas obras "Céu e Inferno", "A nova
Jerusalém" e "Arcana Caelestia" descreveu o processo da morte e
detalhou a estrutura do mundo espiritual.
George Fox (1624-1691) é o criador do movimento Quaker. George reúne os
amigos e forma uma nova seita inicialmente denominada Sociedade dos Amigos.
Agrupados em silêncio, meditavam e aguardavam inspirações. Passaram a ser
chamados de quakers devido às fervorosas atitudes oracionais conjugadas que os
faziam tremer. Entre suas crenças, os quakers prezam pelas ações
pacifistas e beneficentes.5
Samuel Wesley (1662-1735) foi pastor da igreja anglicana da Inglaterra e também um poeta e escritor muito erudito. Casado com Susanna Wesley, tiveram 19 filhos.
Seu filho, John Wesley
(1703-1791) além de ser o criador do Metodismo, é o relator de um livro de
memórias sobre a família, inserindo fatos ocorridos no ano de 1716. Relata
fenômenos de ruídos em recintos da casa
durante vários meses. Ouviam-se os estrondos de garrafas estilhaçando-se no depósito embaixo
da escada, mas a verificação mostraria que as garrafas continuavam
intactas. Barulhos semelhantes às
passadas de um homem subindo e descendo degraus eram escutados em todas as
horas da noite, fazendo-se acompanhar de vozerio abafado no sótão. Realizadas
buscas, nada foi encontrado.6
Lorenzo Dow (1777-1834) era um pregador itinerante da Bíblia. Iniciando
sua carreira aos 18 anos de idade, tornou-se um tanto excêntrico por seus
zelosos hábitos, distribuindo panfletos de dia e pregando à noite. Permanecendo
apenas dois dias em cada cidade, percorreu inúmeras localidades e alcançou
sucesso como escritor, tendo sua autobiografia se tornado o segundo livro mais
vendido nos Estados Unidos, superado apenas pela Bíblia. Ao final de sua vida
transferiu-se para a Inglaterra, onde influenciou fortemente o surgimento do
Metodismo de John Wesley.7
Galeno (129-217) foi médico e filósofo grego.
Dissecou animais e esclareceu mais claramente do que seus antecessores a
circulação do sangue. Seus ensinos resumem os conhecimentos médicos que
prevaleceram de modo inquestionável durante 1.500 anos.8
William Ellery Channing (1780-1842) foi um pregador do Unitarismo nos Estados Unidos e um
de seus principais teólogos. Os
unitários afirmam que não existe trindade teológica de pai, filho e espírito
santo, preferindo crer que Deus é único. Seus sermões públicos voltavam-se
contra a escravidão, o uso da bebida e a
guerra.9
Nathaniel Peabody Rogers (1794-1846) foi um escritor americano que atuou como editor de um
jornal anti-escravagista, e ao ser replicado por vários outros jornais
contribuiu com os esforços da abolição da escravatura naquele país.10
Percy
Bysshe Shelley
(1792-1822)
foi um dos maiores poetas do romantismo na Inglaterra. Pioneiro no engajamento
da não-violência e da determinação política influenciará, no futuro, o ativismo
de Mahatma Gandhi na Índia.11
David Perkins Page (1810- 1848) foi um educador e autor do livro-texto escolar mais popular do século XIX – Teoria e Prática do Ensino, escrito em 1847 e que em vinte anos alcançou mais de 100.000 cópias vendidas.12
São,
como vimos, líderes de vários setores da atividade humana, cientistas,
estudiosos, reformadores religiosos e educacionais, ativistas dos direitos
humanos e médiuns desencarnados, auxiliando na difusão dos círculos
espiritualistas por meio de respostas a questionamentos humanos sobre a vida
após a morte.
Referências bibliográficas
(1) History of
the Mysterious communion with Spirits and The Mysterious Noises, Eliab W. Capron
& Henry D. Barron, 1ª edição, 1850, p. 68
(2) History of
the Mysterious communion with Spirits and The Mysterious Noises, Eliab W. Capron
& Henry D. Barron, 1ª edição, 1850, p. 69
(3) Revue
Spirite, novembro de 1859, Allan Kardec
(4) Reflexões teóricas e históricas
sobre o Espiritualismo entre 1850-1930, Profª Drª Eliane Moura Silva,
Departamento de História, UFCH-UNICAMP, 1997
(5) George Fox
Friends, A Journal of Historical account, Book Store, p. 56
(6) Memories
of the Wesley Family, Adam Clark, 1. edition, 1823, p 161-165
(7) Cyclopedia
of American Biography, D. Appleton, 1888, p. 218
(8) De la Magia Primitiva a la
Medicina Moderna’, Ruy Pérez Tamayo, Secretaría de Educación Pública y del
Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, México, Fondo de cultura econômica,
1997
(10) Introduction
to Nathaniel Peabody Rogers: Miscellaneous Writings’, John Pieront, 1849
(11) Shelley,
The Pursuit’, Richard Holmes, Harper Perenial,
2005
(12) A Cyclopedia
of Education, Will S. Monroe, 1931, vol.4
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