sexta-feira, 22 de abril de 2016

Arnaud de Villeneuve

   Arnaud de Villeneuve (1240-1313) médico catalão, teólogo, diplomata e astrólogo, foi um dos responsáveis pela reaproximação da Europa em relação à medicina greco-romana esquecida após o longo eclipse que sobreveio à queda do Império romano no Ocidente. Formou-se em filosofia na faculdade Montpellier.
   Entre 1280 e 1308, com a ajuda de traduções de livros de medicina árabe, tornou-se professor universitário e retornou à faculdade Montpellier como professor. Obteve na leitura dos autores árabes o conhecimento da doutrina magnética de cura de doenças. Ele acreditava que os imãs afastavam as doenças. Seu sucesso como médico cresceu tanto que atiçou o ódio de seus colegas médicos, fazendo finalmente com que a Sorbonne o condenasse.
   Contribuição de Arnaud de Villeneuve: Na medicina deve-se a ele a criação do álcool medicinal. Na arte magnética, ele foi um dos primeiros europeus a assumir a cura proveniente do uso de imãs.

Fonte: De la Philosophie corpusculaire, ou Des Connoissances et Des Procédés Magnétiques chez les Divers Peuples, Antoine François Delandine, 1784, p. 181
Notre corps n’est qu’énergie: utiliser l’énergie comme moyen thérapeutique, Aimé prouzet, Édition Lanore, 2008, p. 172

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...