sexta-feira, 15 de abril de 2016

J. J. Gassner




   Johann Joseph Gassner (1727-1779) foi padre suíço que realizava curas magnéticas que influenciaram o médico Mesmer.
   Geralmente considera-se que Mesmer tenha sido o predecessor do hipnotismo, o que lhe daria o lugar de precursor da psicoterapia. No entanto, a terapia utilizada por Gassner era bem mais elaborada no sentido de proporcionar alívio psicológico ao paciente.
   Gassner estudou com os jesuítas em Innsbruck e em Praga, tendo sido ordenado padre em 1751, aos 24 anos de idade. Quando contava 30 anos de idade, sua carreira religiosa o tinha levado a residir na Áustria. Ali, teve sua saúde abalada, a ponto de não poder mais ministrar os cultos na Igreja. Consultou vários médicos que se mostraram inábeis em devolver-lhe a saúde. Gassner então imaginou que as enfermidades são devidas a maus espíritos, e que todo tratamento devia ser espiritual, com o que obteve a cura de si mesmo.
   Com seu método assemelhado a um misto de exorcismo com imposição de mãos, obteve a cura de muitas pessoas, o que atraiu em torno de si centenas de doentes esperançosos de serem curados pelo padre Gassner. Dioceses e paróquias pediriam seu auxílio, e o padre Gassner se tornou um curador muito requisitado.
   Contribuição de Gassner: provou que as mudanças psicológicas de humor também podiam ser curadas, assim como as doenças físicas, usando o método das curas magnéticas pela imposição de mãos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...