domingo, 17 de abril de 2016

Puységur





   Armand Marie Jacques de Puységur (1751-1825) estudou as teorias do fluido magnético de Mesmer. Puységur é o descobridor do sonambulismo magnético, ou seja, do estado de sonambulismo provocado.
   Puységur foi aluno de Mesmer na Société de l’Harmonie. Era um homem de posses e tratava gratuitamente as pessoas desguarnecidas de recursos.
   Em 1787, o Marquês de Puységur foi chamado para socorrer um camponês de 18 anos, que se encontrava de cama, acometido de uma doença do peito. Puységur o magnetizou. “Qual foi a minha surpresa ao ver, ao cabo de meio quarto de hora, o doente profundamente adormecido em meus braços, sem convulsões e sem dores. Vitor, assim se chamava o rapaz, estava em um estado de sonambulismo perfeito.” Assim, casualmente, Puységur descobriu a um só tempo o sonambulismo, a sugestão mental e a transmissão do pensamento. (Michaelus, Magnetismo Espiritual, 2ª edição, 1967, FEB)
   Contribuição de Puységur: Mesmer já conhecia a ocorrência do sonambulismo em pacientes por ele curados, mas Puységur foi o primeiro a utilizar o sonambulismo como instrumento para o diagnóstico de enfermidades.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...