quinta-feira, 21 de abril de 2016

Charles Samson Fére



   Charles Samson Fére (1852-1907), médico francês, foi secretário e chefe de laboratório do neurologista Jean Martin Charcot no Hospital de Paris conhecido pelo nome de Salpêtrière, o qual teve grande influência em sua carreira. Tornou-se especialista em psicologia, criminologia, sexualidade, hipnose e hereditariedade. Juntamente com seu amigo Alfred Binet escreveu vários artigos sobre hipnose e psicologia experimental e também o livro ‘Le Magnétisme animal’, em 1887. Feré e Binet investigaram a reação de alguns de seus pacientes ao imã ao ponto de lhes provocar mudanças em sintomas ou estados emocionais. Ao aplicar o imã determinado paciente sorria, mas ao reverter-se a posição do imã, o paciente se entristecia.
   Contribuição de Samson Fére: seu livro ‘Le Magnétisme Animal’ apresenta pesquisas especiais, sem contudo oferecer conclusões gerais.

Fontes: A preocupação com questões psicológicas nas teses da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX, Nádia Maria Dourado Rocha, Faculdade Ruy Barbosa, Salvador-BA, Temas em Psicologia da SBP-2000, vol 8, nº 2.

Manual de Parapsicologia, Valter da Rosa Borges, Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicológicas, 1992




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...