domingo, 8 de maio de 2016

Os passos do projeto de pesquisa espírita



    Um projeto de pesquisa é um texto que se assemelha a um artigo, contendo itens que precisam descrever detalhes sobre o tema escolhido. Na falta de um modelo espírita para tais iniciativas, adotaremos por base a experiência de órgãos públicos na sistematização de projetos de pesquisa a serem submetidos para agências de avaliação.
  Em geral um projeto de pesquisa não costuma passar de 20 páginas ao todo, e o roteiro mencionado prevê:
0) Folhas de rosto (duas, sendo uma em português e outra em inglês) contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, Instituição Sede e resumo de 20 linhas.
1) Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem sucedido? Cite trabalhos relevantes na área, conforme necessário.
2) Resultados esperados: O que será criado ou produzido como resultado do projeto proposto?
3) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: explicite os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Cite referências que ajudem os assessores que analisarão a proposta a entenderem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os métodos e meios da proposta em análise.
4) Cronograma: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto.
5) Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados?
6) Outros apoios: Demonstre outros apoios ao projeto, se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, mas sem incluir itens como uso de instalações da instituição que já estão disponíveis. Note que os autores das propostas selecionadas deverão apresentar carta oficial assinada pelo dirigente da instituição, comprometendo os recursos e bens adicionais descritos na proposta.
7) Bibliografia: liste as referências bibliográficas citadas nas seções anteriores.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...