domingo, 1 de maio de 2016

Dr. Teste




  Joseph Alphonse Teste (1814-1888) foi um médico homeopata francês, que teve duas obras de grande valor histórico, filosófico, teórico e prático. A primeira – ‘Manual Prático de Magnetismo Animal’ – é uma exposição metódica dos processos empregados para produzir os fenômenos magnéticos e fazer sua aplicação e tratamento das doenças.
   Sua segunda obra é ‘O Magnetismo Animal explicado’, onde estuda a natureza essencial do magnetismo, seus efeitos, sua história e suas aplicações.
   Dr. Teste, em seu  Manual relata casos de cura de epilepsia e também de paralisia com emprego do magnetismo.
  O relato de uma experiência de atendimento a um paciente do Dr. Teste é deveras interessante, porque reúne circunstâncias inusitadas.

   “Dr. Teste relaciona o interessante caso de M. Adam, professor de música e diretor de uma instituição em Rouen, que tinha sido atingido por surdez parcial já há quatorze anos. Ele tinha consultado vários médicos, mas a surdez aumentou, de modo que ele foi obrigado a deixar a instituição. Durante o tratamento magnético de dois meses, no entanto, a sua audição foi quase totalmente restaurada, permitindo-se conversar com ele por horas sem perceber que ele é, ou melhor, era surdo. Mas a circunstância mais surpreendente, neste caso, é um sonho instrutivo que o paciente teve, quando ele já estava melhor, depois de ser magnetizado, durante quatro semanas. "Sonhei", disse ele ao Dr. Teste, “que eu lhe pedi para magnetizar os meus pés, enquanto eles estavam em um banho de água morna. Você primeiramente recusou, mas depois consentiu, e eu experimentei tanta melhora que um quarto de hora depois, eu estava ouvindo muito bem”. Dr. Teste seguiu a indicação apresentada pelo sonho de seu paciente, e após os primeiros passes aplicados sobre seus pés, Adam sentiu a cabeça leve, mas experimentou uma sensação de formigamento, fria como gelo, em seus pés, e com alegria e surpresa percebeu que estar ouvindo muito melhor do que antes. A partir deste momento a melhoria progrediu de dia para dia.” (fonte: Animal magnetism and magnetic lucid somnambulism, Edwin Lee, London, 1866 p. 72)

   Contribuição do Dr. Teste: as experiências descritas em seus dois livros são altamente instrutivas tanto pela praticidade da exposição, quanto pela variação dos casos atendidos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...