quinta-feira, 26 de maio de 2016

Estar com Jesus

   Texto de número 5, entre as 180 reflexões do livro Fonte Viva, de Emmanuel.

  
   “Vinde a mim...”, – Jesus, MATEUS 11:28.

    Emmanuel sempre apresenta surpresas conceituais. Observe o que ele afirma a respeito :

Todos ouvem as palavras do Cristo, as quais insistem para que a mente inquieta e o coração atormentado lhe procurem o regaço refrigerante...

   O autor espiritual arrola as dificuldades em torno das decisões evangélicas: conveniência, desânimo, impedimentos devidos a interesses aparentemente inadiáveis.

     Aqui, Emmanuel faz a sugestão de conciliação possível:

Todos os crentes registram-lhe o apelo consolador, mas raros se revelam suficientemente valorosos na fé para lhe buscarem a companhia.

   Trata-se, portanto, de valoração da fé, a qual nos manterá juntos ao Mestre. Contudo, se já praticamos os esforços de auxílio aos irmãos através da caridade, como fugir ao desânimo e renovar a fé?
   Recorrendo ao Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo ‘Amar ao próximo como a si mesmo, encontramos a conceituação de uma fé sem egoísmo:

A (...) caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...