domingo, 1 de maio de 2016

Charpignon



   O dr. Louis Joseph Jules Charpignon (1815-1886) foi doutor em medicina da Faculdade de Medicina de Paris, membro de várias sociedades científicas, magnetizador convencido e consciencioso, fisiologista e filósofo profundo, escreveu excelentes obras, entre as quais sobressai sua obra “Fisiologia, Medicina e Metafísica do Magnetismo” (1841).
  Tendo trabalhado com sonâmbulos, descreve vários momentos em que o sonâmbulo fornecem uma correta diagnose de remédios para si mesmo e para outras pessoas.
   Em seus estudos de Magnetismo, antecipou a existência do corpo espiritual do ser humano, conforme anota Allan Kardec na Revista Espírita de janeiro de 1867:
  “O perispírito, um dos elementos constitutivos do organismo humano, constatado pelo Espiritismo, tinha sido suspeitado há muito tempo. É impossível ser mais explícito a este respeito que o Sr. Charpignon, em sua obra sobre o magnetismo, publicada em 1842.1 Com efeito, lê-se no capítulo II, página 355:
   “As considerações psicológicas a que acabamos de nos entregar tiveram como resultado fixar-nos na necessidade de admitir, na composição da individualidade humana, uma verdadeira trindade, e achar neste composto trinário um elemento de natureza essencialmente diferente das duas outras partes, elemento perceptível, mais por suas faculdades fenomenais que por suas propriedades constitutivas, porque a natureza de um ser espiritual escapa aos nossos meios de investigação. O homem é, pois, um ser misto, um organismo de composição dupla, a saber: combinação de átomos formando os órgãos, e um elemento de natureza material, mas indecomponível, dinâmico por essência, numa palavra, um fluido imponderável. Isto quanto à parte material. Agora, como elemento característico da espécie hominal: este ser simples, inteligente, livre e voluntário, que os psicólogos chamam alma...”

   Contribuição de Charpignon: seus estudos com sonâmbulos revelaram as possibilidades de magnetizar pessoas para obter indicações de remédios. Antecipou a existência do corpo espiritual.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...