domingo, 4 de dezembro de 2016

Reunião mediúnica é ciência espírita

   O manancial de diferentes aspectos que os eventos das sessões mediúnicas em ambiente  espírita
proporcionam, oferece oportunidade para estudos e pesquisas. Ainda não tem-se verificado a devida compreensão a respeito da necessária iniciativa dos integrantes das reuniões mediúnicas espíritas, para com as tarefas de recolher apontamentos das muitas ocorrências, sejam elas os diálogos mantidos com desencarnados e encarnados atendidos, sejam as percepções e sensações vivenciadas por todos os participantes do grupo mediúnico.

  Temos que reconhecer a correção do pensamento kardequiano em A Gênese:

Os Espíritos não se manifestam para libertar do estudo e das pesquisas o homem, nem para lhe transmitirem, inteiramente pronta, nenhuma ciência. Com relação ao que o homem pode achar por si mesmo, eles o deixam entregue às suas próprias forças. (A Gênese, cap 1, Caráter da revelação espírita, item 60)


     E, em reconhecendo-lhe a justeza, impõe-se que assumamos o compromisso de discernir o modo prático com o qual lhe reconheçamos a aplicabilidade.
     Todos os grupos mediúnicos deveriam fazer anotações durante e ao final das reuniões, formando uma amostragem ilustradora dos estudos da mediunidade e permitindo apreciações sobre todos os aspectos de eficiência das ações realizadas, e contribuindo para o reconhecimento e identificação de aspectos novos que surgem a cada reunião. As reuniões mediúnicas podem e devem cumprir sua parte como laboratórios de observação onde “cumpre observar, aguardar os resultados e colhê-los à passagem”, conforma assevera Allan Kardec, no apontamento 31 de O Livro dos Médiuns.   

      São bastante conhecidos os relatos de reuniões mediúnicas editados por alguns doutrinadores.
     Os livros A Irmã do Vizir, A Dama da Noite, O Exilado, Histórias que os Espíritos Contaram, e As Mãos de Minha Irmã, retratam as ocorrências de diálogos no grupo mediúnico domiciliar mantido por Hermínio.
     Os livros Doutrinação: a arte do convencimento, Diário de um Doutrinador, Doutrinação: diálogos e monólogos, são relatos colhidos por Luiz Gonzaga Pinheiro em reunião mediúnica no ambiente de centro espírita.
     O livro Atendimento a Desencarnados, de Leda Marques Bighetti, apresenta 166 casos práticos, com comentários.

     Desenvolver o hábito de fazer anotações dos diálogos concorrerá não somente para ampliar o conhecimento a respeito da atividade mediúnica mas também para auxiliar no aprimoramento da abordagem da problemática das imperfeições e o modo de ensinar triunfo sobre elas.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...