A doutrinação é a
argumentação esclarecedora.
A recepção é a primeira
parte da doutrinação, onde buscamos “obter informações que possam dar uma ideia
da necessidade central do espírito”. (Américo Sucena, Falando com os Espíritos)
O esclarecimento é o
segundo momento do diálogo, onde o doutrinador buscará aconselhar para
favorecer o discernimento do irmão visitante.
Por meio de
sábios conselhos, é possível induzi-los ao arrependimento e apressar-lhes o
progresso. (Allan Kardec,
O Livro dos Médiuns, cap. 23, item 254, questão 5ª)
Variai vossa
linguagem conforme a dos Espíritos que se comunicam em vossos grupos, mas que a
seriedade e a benevolência jamais sejam excluídas. (Revista Espírita,
Allan Kardec, maio de 1865)
Há diálogos nos quais a
fase de esclarecimento comporta um momento de atendimento ambulatorial,
correspondendo a sanear, quanto possível, as mazelas do corpo perispiritual apresentadas pelo comunicante. Outras situações dispensam o uso dos recursos de
atendimento ambulatorial, como podemos verificar a seguir.
Alguns espíritos
compreendem e aceitam rapidamente o que lhes dizemos. Outros, porém, precisam
estar certos do teor amoroso de nossos esclarecimentos, e, em não se sentindo
julgados, acedem aos nossos conselhos.
É lúcida a explicação do Ministro Clarêncio,
no livro de André Luiz, ‘Entre a Terra e o Céu’, ao afirmar que “nem sempre
doutrinar será transformar”, sendo necessário sublimar o sentimento afim de
estarmos “à altura de redimir corações”.
Precisamos ter em mente, que o aprendizado é
permanente para os doutrinadores experientes. Durante o transcorrer das
conversações com os espíritos necessitados, os dialogadores enfrentam
continuamente as próprias limitações, observando a necessidade de, em momento
posterior à reunião, dedicarem-se ao estudo pessoal mais aprofundado daqueles
setores de conhecimento doutrinário que se tenham mostrado insuficientes para
estabelecer a reflexão libertadora dos irmãos comunicantes. A busca pelo
aprimoramento das argumentações é compromisso de todo instante, e somente o
estudo sistemático poderá facultar ao doutrinador os meios de socorrer cada vez
melhor.
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