terça-feira, 6 de março de 2018

A idade das jovens irrnãs Fox

   A questão envolvendo as idades das jovens Kate e Maggie, por ocasião dos fenômenos ocorridos
entre os dias 31 de março e 04 de abril de 1848 pode ser facilmente resolvida quando voltamos nossa atenção ao livro lançado no mês de maio daquele ano, intitulado 'Ruídos Misteriosos na Casa de John Fox'. Seu autor, Ebenezer E. Lewis, advogado e reporter, aprestou-se a viajar assim que as notícias chegaram à cidade de Canandaigua. A primeira pessoa que entrevistou em Hydesville foi a Sra Margaret Fox, no dia 11 de abril, o que nos leva a entender porque Ebenezer não se tornou uma das testemunhas do fenômeno: chegara muito tarde, e o espírito batedor somente se pronunciaria novamente semanas mais tarde, na casa de David Fox, quando Ebenezer já tinha se dirigido a Rochester para contratar uma editora.
    O depoimento de Margaret Fox é taxativo a respeito da idade das filhas:
"A minha filha mais nova de 12 anos resolveu fazer vários barulhos com as mãos. No mesmo instante em que ela fazia um som, ora com os dedos, ora com as mãos, acontecia uma repetição do ruído no quarto. Era sempre a mesma batida, só que agora repetia o mesmo número de sons que ela fazia. Quando ela parou de fazer esses sons, o ruído também silenciou. Minha outra filha de 15 anos resolveu experimentar de brincadeira, e batendo palmas disse: agora faça como eu faço - conte um, dois, três, quatro!  Os sons que ela produziu foram repetidos pelos ruídos e tínhamos certeza que ele estava respondendo para ela, pois repetia todas as palmas que ela batia."
    No entanto, livros sobre o Espiritualismo e o Espiritismo posteriores a 1848 mencionarão números diferentes. Ocorre que o livro de Ebenezer, tendo sido editado apenas uma única vez e com pequena tiragem, tornou-se praticamente inacessível à maioria dos pesquisadores e historiadores.

   No link abaixo, você encontra o livro 'A Família Fox e o Espiritismo'.

https://play.google.com/store/books/details/Osvaldo_Camargo_Br%C3%A4scher_A_Fam%C3%ADlia_Fox_e_o_Espirit?id=X5dPDwAAQBAJ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...