sábado, 28 de outubro de 2017

Na próxima encarnação voltarei melhor

    Não há na codificação espírita, nada que justifique pensar que na próxima encarnação seremos melhores do que nesta apenas porque o interregno entre as encarnações poderia proporcionar melhorias definitivas.
    Em "O Que é o Espiritismo", Allan Kardec assevera que "não podendo adquirir um desenvolvimento completo em uma só existência, muitas vezes abreviada por causas acidentais, Deus lhe permite continuar, em nova encarnação, o que ela não pôde acabar em outra, ou recomeçar o que fez errado".(Terceiro Diálogo, O Padre)
    O objetivo da encarnação está bem estabelecido na resposta à pergunta 132 de O Livro dos Espíritos: "Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição."
    Parece haver certo desconforto em admitir que as encarnações são o melhor caminho para o progresso do espírito. No entanto, os espíritos respondem a Kardec que até mesmo aqueles que desde sempre seguiram o caminho do bem, também passam pela longa fieira das encarnações pois "chegam mais depressa ao fim." (questão 133, a, O Livro dos Espíritos)
     E, de modo peremptório, encontramos a resposta à questão 166, não deixando dúvidas sobre a maneira pela qual "a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea" alcançará a perfeição: - "Sofrendo a prova de uma nova existência".
    Não há dúvida de que o espírito progride entre uma encarnação e outra, no estado denominado erraticidade. Mas a necessidade da encarnação se impõe, porque ao aprender no mundo espiritual, o espírito precisará contemplar em atitudes inéditas os seus novos conhecimentos, como assegura a resposta à questão 230: "na existência corporal é que põe em práticas as ideias que adquiriu".
    Portanto, se retornarmos como melhores teóricos para a próxima encarnação, essa melhoria precisará ser comprovada através da vivenciação. A encarnação dá como que um selo definitivo ao espírito no triunfo alcançado para cada uma das provas pelas quais precisa passar e vencer, condição não é alcançada no mundo espiritual, pois a vida no mundo espiritual não proporciona progresso completo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...