Em O Livro dos
Médiuns, item 11, Allan Kardec relaciona ocorrências mediúnicas coletivas: os Fanáticos de Cevenas, os Convulsionários de
Saint-Médard e as Religiosas de Loudun.
Podemos com nitidez
verificar a sequência histórica que essas ocorrências com o surgimento das
doutrinas religiosas, filosóficas e científicas do Espiritualismo
Norte-Americano e do Espiritismo.
![]() |
Jovens extáticos lideram reação protestante |
O seu surgimento
deveu-se às ações intempestivas de Luis XI (1638-1715) após decidir pela
unificação de seu país em torno de uma única religião – a Católica. Com uma
população de 20 milhões de habitantes, dos quais apenas um milhão eram
protestantes, o Rei decide invadir a região do Languedoc que reunindo 200.000
huguenotes no sul da França, contava com uma economia em expansão graças à
indústria têxtil. (1).
A partir de 1685, aldeias inteiras
foram massacradas e queimadas em uma série de atrocidades impressionantes. Os
ministros religiosos huguenotes expulsos serão substituídos na comunidade
huguenote por pregadores iniciantes, inexperientes e místicos. Em breve, na
região das montanhas das Cevenas, quinhentos jovens com idades entre onze e
quinze anos, alevantados pelo clamor contra as injustiças, caíam em êxtase e
recitavam profecias bíblicas, sofrendo tremores físicos e desmaios.
Muitos deles
lançavam-se então a falar contra a Igreja, afirmando que estavam prevendo a
queda do Papa.
Em 1706 alguns desses
profetas foram para a Inglaterra, onde continuou a manifestar-se o espírito de
profecia e até o final do ano já tinham trezentos seguidores ingleses e um
total de quinhentas profecias já tinham sido pronunciadas. Eles serão
responsáveis pelo ressurgimento do movimento Quaker na Inglaterra, em uma
segunda versão mais acirrada que os tornará denominados pela expressão Shakers.
George Fox (1624-1691) é o criador do movimento Quaker. George
reúne os amigos e forma uma nova seita inicialmente denominada Sociedade dos
Amigos. Agrupados em silêncio, meditavam e aguardavam inspirações. Passaram a
ser chamados de quakers devido às fervorosas atitudes oracionais conjugadas que
os faziam tremer. Entre suas crenças, os quakers prezam pelas ações pacifistas e beneficentes(2).
Quando o movimento do Novo Espiritualismo eclodiu nos
Estados Unidos, as comunidades quakers norte-americanas, conhecedoras da mediunidade, apoiaram a família Fox.
A primeira grande reunião pública com demonstrações de
mediunidade deu-se nessa cidade, ao final do ano de 1849, em um salão
denominado Corinthian Hall, quando alguns ativistas espiritualistas foram
designados pelos espíritos em uma sessão do círculo da casa de Leah Fox, para
apresentarem-se perante o público. Três dos ativistas convocados pelos
espíritos superiores eram quakers: George Willets e seu primo Isaac Post, e
Capron (3)
SHAKERS
![]() |
Shajers e a mediunidade sem controle |
Da França, cinco profetas fogem das perseguições deflagradas
contra os protestantes nas montanhas das Cevenas e internam-se na Inglaterra no
ano de 1706, misturando-se com os quakers ingleses. A chegada dos
convulsionários franceses reaviva o movimento quaker e em 1747 surge um novo
grupo de religiosos tremedores na Inglaterra: os shakers. Eles não apenas
tremiam durante o transe mediúnico, mas entravam em convulsão. Shakers em
Inglês significa sacudidor, convulsionário. Uma vez transferidos para as
colônias norte-americanas, os shakers progrediram em número fazendo conversões
e adotando crianças órfãs. As comunidades shakers instalaram-se em áreas
rurais, aonde dedicavam-se ao trabalho agrícola e uso em comum de seus
recursos.
Fontes:
(1)
Emmanuel Le Roy Ladurie, ‘Huguenots contre Papistes’, in Philippe Wolff (ed.),
Histoire du Languedoc (Toulouse: Privat, 1967, reprinted 1990), pp. 337-339,
348.
(2) George
Fox Friends, A Journal of Historical account, Book Store, p. 56
(3) Radical
Spirits: Spiritualism and Women’s Rights in Nineteenth-Century America, Ann
Braude, 2.edition, Indiana University Press, 2001, p. 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário