quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Daniel Dunglas Home e São Cupertino

 O item 16 de O Livro dos Médiuns menciona os fenômenos de levitação produzidos pelo médium Daniel Dunglas Home e por São Cupertino.
  Encontramos notícias biográficas de Home na Revista Espírita. O trecho a seguir permite conhecer o conceito estabelecido por Allan Kardec para os médiuns ostensivos - aqueles que produzem fenômenos físicos:   
  

O Sr. Daniel Dunglas Home nasceu perto de Edimburgo no dia 15 de março de 1833. Tem, pois, hoje 24 anos. (...) O Sr. Home é um médium do gênero dos que produzem manifestações ostensivas, sem, por isso, excluir as comunicações inteligentes; contudo, as suas predisposições naturais lhe dão para as primeiras uma aptidão mais especial. Sob sua influência, ouvem-se os mais estranhos ruídos, o ar se agita, os corpos sólidos se movem, levantam-se, transportam-se de um lugar a outro no espaço, instrumentos de música produzem sons melodiosos, seres do mundo extracorpóreo aparecem, falam, escrevem e, frequentemente, vos abraçam até causar dor. Na presença de testemunhas oculares, muitas vezes ele mesmo se viu elevado no ar, sem qualquer apoio e a vários metros de altura. (Revista Espírita, Allan Kardec, fevereiro de 1858, p.103-104)


  São José de Cupertino (1603-1663) ficou conhecido como o santo voador. Nascido no pobre vilarejo de Cupertino, no sul da Itália, foi um rapaz de bom coração, mas com problemas de aprendizado e dificuldade de se expressar. Por isso, é visto com desprezo pelos outros. Sua mãe, preocupada com o futuro do filho, implora ao irmão frade que o aceite no mosteiro dos franciscanos. Sua mãe, preocupada com o futuro do filho, implora ao irmão frade que o aceite no mosteiro dos franciscanos. Lá, o inocente José irá surpreender a todos com seu amor pelos animais, seu zelo para com os estudos apesar de em toda sua vida carregar imensas dificuldades na área do discernimento e da memória.Valeram-lhe o reconhecimento de sua verdadeira piedade e vocação sacerdotal e as mui frequentes ocorrências de levitação. Deve-se registrar também, as respostas inflamadas de inspiração que denunciavam extraordinária sabedoria nos momentos em que era interrogado acerca de difíceis questões teológicas.

  O filme de São Cupertino, o padre voador, pode ser assistido em 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...