domingo, 4 de março de 2018

Angel Aguarod e a divulgação

   Compulsando a Biografia de Angel Aguarod (1) encontramos elementos que nos permitem resumir
traços deste importante trabalhador espírita.
   Nasceu na Espanha em 1860, em família católica, e foi um dos fundadores de um colégio de ensino inovador, com características educacionais desconectadas das estruturas religiosas, demonstrando, bem jovem ainda, a característica de pensamento independente que busca experimentar e conhecer por si mesmo. Ainda na Espanha irá tornar-se espírita, trabalhando operosamente em vários veículos de divulgação, e colaborando na fundação de novos núcleos.
   Transferiu-se para a América do Sul, empreendendo a mesma jornada de expansão do Espiritismo na Argentina, Uruguai e Paraguai, radicando-se definitivamente no Brasil. Colaborou decisivamente para o surgimento da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, fundada em 1921.
   Desencarnou em 1932, aos 72 anos de idade, na cidade de Porto Alegre.
   Em 1976 e e 1978 expressou-se espiritualmente através da médium Cecilia Rocha, conclamando os espíritas a reunirem-se em torno de uma frente de ação que denominou, inicialmente 'plano amplo', e posteriormente, 'grande campanha'.
   "Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina Espírita, vendo um estudo sistemático, com chamada de atenção para os aspectos que estão colocados à margem, com graves prejuízos para a assimilação corretas dos princípios e bases do Espiritismo e de sua missão.
   "Recomendaríamos, portanto, o estudo de um amplo plano no sentido de esclarecer os mais responsáveis pela dinamização do Movimento Espírita, da importância do estudo, da interpretação e da vivência do Espiritismo". (2)

  "Não é possível erigir um monumento doutrinário, como é o da Revelação Espírita, deixando-nos levar, a cada dia, por ideias que sopram de todos os lados, sem direção, qual vendavel que tudo derruba na sua passagem.
   "Estamos sendo alertados do plano Mais Alto sobre esse aspecto do nosso Movimento, pois dizem nossos superiores, se não nos fizermos vigilantes nesse sentido, em pouco tempo, o Movimento Espírita, embora conservando o nome, nada terá de Espiritismo.
   "Reiterando despretensiosa sugestão, recomendaríamos uma grande campanha, para usar nomenclatura moderna, em torno da importância do estudo das obras básicas da Doutrina Espírita." (3)

   No ano da segunda mensagem de Angel Aguarod, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul implantou no Estado sua "Campanha de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nas Sociedades Federadas". (4)

(1) http://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/Angel%20Aguarod.pdf  (visitado em 04/03/2018 às 13:01
(2), (3) https://docslide.com.br/documents/mensagem-angel-aguarod.html
(4) Orientação para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita ESDE, Carlos Campetti, Iracema Fernandes, Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, Marlene Oliveira, Maratha Regina de Melo, Sônia Arruda, FEB, 2014, copyright 2014, 2ª edição  2015, p. 38

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...