sábado, 12 de maio de 2018

A lei de Deus e a felicidade

   A busca da felicidade permanente resume todas as nossas aspirações. Trata-se de uma conquista
possível, segundo assinala Allan Kardec:
   "A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta." (O Livro dos Espíritos, questão 614, Allan Kardec).
   Isto significa que a felicidade pode ser alcançada se a cada momento pudermos indagar a lei de Deus sobre o que devemos ou não fazer, e assim, jamais seremos infelizes.

   No entanto, o entendimento sobre os abrangentes aspectos da lei de Deus não é possível a todas as pessoas, consoante instrução obtida por Allan Kardec:
    "Todos podem conhecê-la [a lei de Deus], mas nem todos a compreendem." (O Livro dos Espíritos, questão 619, Allan Kardec).
   Os espíritos orientadores mencionam dois tipos de pessoas que obtendo acesso á lei de Deus, a compreendem: 
   "Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem". (O Livro dos Espíritos, questão 619, Allan Kardec).
   É importante considerar que o espírito instrutor não utilizou o verbo estudar, quando mencionou a ação de busca de compreensão da lei de Deus. Preferiu o verbo investigar. Com efeito, estudar e investigar são diferentes.  Estudar retrata toda ação voltada à aquisição de conhecimento, enquanto investigar diz respeito a algo específico - o uso de observação e exames minuciosos como ferramenta de estudo.
   Essas indicações feitas pelos espíritos orientadores da codificação apresentam-se como sugestões, rastros a serem seguidos na criação de tal investigação. Tendo Allan Kardec dividido O Livro dos Espíritos em quatro partes, dedicou toda a parte terceira a perguntas a respeito do tema das leis morais, constituintes da lei de Deus, com cujas respostas certamente abasteceremos nosso cabedal de informações para a estruturação da investigação mencionada. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...