domingo, 3 de março de 2019

Recolher apontamentos na reunião mediúnica

   A importância de anotar e tirar lições dos fatos mediúnicos está registrada em Allan Kardec:
   "Não basta relatar fatos mais ou menos interessantes. O essencial é deles tirar uma instrução, sem o que não têm proveito." (Revista Espírita, junho de 1865)   
   As diferentes ocorrências verificadas nas reuniões mediúnicas de atendimento espiritual revestem-se de peculiaridades cujo manancial pode ser utilizado em estudos e pesquisas. Com raras exceções, ainda não se tem verificado a devida compreensão a respeito da necessária iniciativa dos integrantes das reuniões mediúnicas para com as tarefas de recolher apontamentos, sejam estes os diálogos mantidos com desencarnados e encarnados atendidos, sejam as percepções e sensações vivenciadas por todos os integrantes do grupo.
   São bastante conhecidos os relatos de reuniões mediúnicas editados por alguns doutrinadores. 
   Os livros 'A Irmã do Vizir', 'A Dama da Noite', 'O Exilado', 'Históricas que os Espíritos contaram', e 'As Mãos da Minha Irmã', retratam as ocorrências de diálogos ocorridos no grupo mediúnico domiciliar mantido por Hermínio Miranda durante vinte e seis anos.
   Os livros 'Doutrinação: a arte do convencimento', 'Diário de um Doutrinador', 'Doutrinação: diálogos e monólogos', são relatos publicados por Luiz Gonzaga Pinheiro em reunião mediúnica no ambiente de centro espírita.
   O livro 'Atendimento a Desencarnados', de Leda Marques Bighetti, apresenta casos práticos, com comentários.
  Desenvolver o hábito de fazer anotações dos diálogos concorrerá não somente para ampliar o conhecimento a respeito da atividade mediúnica mas também para auxiliar no aprimoramento da abordagem da problemática das imperfeições e o modo de ensinar triunfo sobre elas.
   O autor deste blog está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre relatos de reunião mediúnica, o qual conta já com a participação de cinco diferentes centros espíritas, os quais enviaram relatos de casos práticos, para a constituição do livro conjunto que será lançado sob o título de 'Atendimento na Reunião Mediúnica'.
   Enviaremos aos grupos interessados o PDF do livro-rascunho, bastando inserir um email no campo de 'comentários'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O surgimento da palavra médium

       Encontramos na literatura espírita referências que buscam firmar Allan Kardec como o criador da palavra médium.  Seguem três exemplo...