sábado, 20 de julho de 2019

Quem criou a palavra médium

Conheça a aula 01 do Curso de Educação da Mediunidade

A aula 01 do Curso de Educação da Mediunidade mostrou que o termo médium não foi criado
por Allan Kardec, mas sim tratou-se de uma nova acepção para a palavra inglesa medium, a partir do ano 1851.
As referências listadas a seguir mostram que a origem dessa palavra na doutrina espírita ainda é desconhecida.

O livro “Mediunidade, Caminho para ser Feliz”, de Suely Caldas Schubert afirma, em sua Introdução:
Voltemos ao termo "médium". É importante saber que esta palavra significa aquilo que está no meio". Allan Kardec propôs esta terminologia, inclusive, as palavras "Espiritismo", "espírita" etc., para designar coisas novas trazidas pelos Espíritos Superiores à Humanidade.

Em sua dissertação de Mestrado, Marcelo Gulão Pimentel:
O fundador do Espiritismo também teria sido um dos principais propagadores da palavra médium na Europa em seu sentido particular de intermediários entre vivos e mortos. Embora não se saiba ao certo a origem do termo médium, parece ter surgido nos Estados Unidos por volta de 1948 para designar a faculdade de Kate e Maggie Fox, irmãs que alegavam se comunicar com espíritos pelo intermédio de batidas. (fonte: O Método de Allan Kardec para investigação dos Fenômenos Mediúnicos, Marcelo Gulão Pimentel, Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde para obtenção do título de Mestre em Saúde Brasileira, Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014  pag. 4)

Conceito de médium e mediunidade, site somostodosum.com.br
O termo médium foi criado por Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, em 1861, quando publicou a primeira edição de O Livro dos Médiuns. A palavra vem do latim e significa intermediário ou intérprete, mas Kardec a adotou para designar “toda pessoa que sente a influência dos espíritos, em qualquer grau de intensidade.”

Conceito de médium e mediunidade, site introducaodoutrinaespirita.blogspot.com
A palavra médium é uma expressão latina que significa "meio" ou "intermediário". Allan Kardec apropriou-se dessa expressão para designar as pessoas que são portadoras da faculdade mediúnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os primeiros grupos de estudo do Espiritismo

     Em 1862, Allan Kardec empreendeu viagens de visita a grupos espíritas no interior da França. Seu livro 'Viagem Espírita em 1862 ...